Impresso de ChabadMorumbi.org.br

Realismo e otimismo!

Sexta-feira, 28 Agosto, 2020 - 13:54

Caros amigos,

Perguntaram a James Stockdale, vice-almirante e piloto da marinha dos EUA que foi feito prisioneiro de guerra no Vietnã, como ele sobreviveu a 7 anos de cativeiro, isolamento e torturas. A resposta dele ficou conhecida por “O Paradoxo Stockdale”.

 

Segundo ele, havia dois tipos de prisioneiros de guerra. O primeiro grupo era composto dos muito otimistas, que acreditavam que certamente eles seriam libertados até as festas de Thanksgiving (Ação de Graças), o que não aconteceu. Então, eles disseram que até o ano novo eles seriam resgatados, porem isto também não aconteceu. Quando veio o Páscoa ficaram novamente decepcionados, e de decepção em decepção, eventualmente eles acabaram por perder toda a fé, o otimismo e a esperança, e entraram em desespero e foram esmagados pela realidade e eventualmente morreram de tristeza e depressão.

O outro tipo de prisioneiro era aquele que equilibrava otimismo com realismo. “Nós tínhamos fé em D’us e no nosso país. Sabíamos que eventualmente seríamos libertos e iríamos para casa. Só não sabíamos quando e como isto aconteceria. Tínhamos que enfrentar uma realidade terrível e perigosa, e perseverar com firmeza, resiliência e coragem.

Pois é, “O Paradoxo Stockdale” – equilibrar realismo e otimismo!

Este conceito é muito relevante nos dias de hoje. Quem poderia imaginar em Março que em Setembro nós estaríamos discutindo como fazer as Grandes Festas?!

A verdade é que temos que ser otimistas e ter fé. Todos estes problemas vão terminar e vamos ficar bem, porem quando e como, somente Ele é que sabe. Nós temos que focar na nossa força, resiliência, coragem e desenvolver o nosso caráter para que um dia possamos olhar para trás e nos conscientizar quanto a nosso caráter mudou para melhor.

Tem muito que podemos aprender nesse período, no que diz respeito à família, aos amigos e a nós mesmos.

Desta forma nos preparamos para as Grandes Festas!

Um abraço e Shabat Shalom,
Rabino Dovi

 

 
Comentários sobre: Realismo e otimismo!
Não há comentários.