Impresso de ChabadMorumbi.org.br

Olhando para cima

Quinta-feira, 23 Julho, 2020 - 21:31

Caros amigos,

Na próxima quinta-feira, 30/7, é o dia 9 do mês hebraico de Av. Esse é o dia que nós, judeus, reservamos para reverenciar todas as nossas tragédias comunitárias e individuais. Nesse dia, separados por apenas 500 anos, os nossos dois Templos sagrados foram destruídos pelos nossos inimigos. Foi nesse dia, em 1290, que o rei da Inglaterra assinou o decreto de expulsão dos judeus. E em 1492, nesse mesmo dia, ocorreu a trágica expulsão dos judeus da Espanha. Não é coincidência que tudo isso e outras tragédias tenham acontecido em 9 de Av.

 

Na situação atual em que o mundo se encontra, a nossa lista de motivos para lamentar é mais longa... No entanto, 9 de Av é um dia que também nos traz à mente um velho ditado iídiche, que alguns de nós tivemos o privilégio de ouvir dos nossos avôs: "Mir velen zei iberleben", que significa "Nós vamos superá-los" ou mais especificamente, "Teremos uma vida mais longa do que eles".

Dois mil e quinhentos anos se passaram desde a destruição do 1º Templo. Nesse longo período da história, repleta de perseguições, continuamos vivendo a nossa História, e isto por si só já é um milagre! E este milagre é a verdadeira expressão da nossa eternidade.

A situação de nosso povo hoje é melhor do que nunca! Babilônios, gregos, romanos, etc. só aparecem na Wikipédia, enquanto que o nosso povo... Bem, fomos nós que criamos a Wikipédia!

Estamos passando por tempos difíceis, mas este triste dia 9 de Av deve nos lembrar para olhar para Cima e lembrar que "Mir velen zei iberleben"!!!

Um abraço e Shabat Shalom,
Rabino Dovi

Comentários sobre: Olhando para cima
Não há comentários.