Impresso de ChabadMorumbi.org.br

Pandemia

Quinta-feira, 12 Março, 2020 - 12:48

Caros amigos,

O mundo está atravessando um momento histórico. Ontem, a crise do coronavírus foi declarada uma pandemia, ou seja, uma epidemia global, e o mundo está pisando em terreno desconhecido, pois nunca enfrentou uma pandemia assim, estando interconectado tão fortemente. E a situação muda a cada minuto. É provável que até eu enviar este e-mail aconteçam mais mudanças drásticas.

Cancelamentos de viagens e eventos públicos, fechamento de escolas e escritórios, etc. Cada vez mais as pessoas estão entrando em quarentena, e isso traz um outro grande e sério desafio: tédio, monotonia! Em Israel, há campanhas divulgando ideias como: “faça do isolamento uma terapia de casal”, ou “treinamento de Pilates para ativar todo o corpo”, ou “promoção de livros [eletrônicos] para adolescentes”.

Há tempo pessoas vivem em quarentena emocional. Elas podem ter muitos amigos no Facebook e no Instagram, porém, emocionalmente, são solitárias. Agora que estamos sendo forçados, por força maior, a ficar fisicamente isolados, então, voltemos aos bons velhos tempos, quando as redes de contatos eram bem menos amplas, porém muito mais profundas. Uma ótima oportunidade para transformar o limão em limonada!

Limite o tempo de tela! Para jovens e adultos. Aproveite o tempo para conversar, não pelo WhatsApp, mas conversas “olho no olho”. Tire a poeira dos velhos e guardados jogos de tabuleiro, leia livros de papel, não eletrônicos. Fazendo isso, você terá uma amostra de um Shabat tradicional que muitos experimentam semanalmente! É uma degustação do Paraíso! Falo por experiência própria, é o que a nossa família faz todo Shabat.

Uma mensagem importante para concluir: a Cabalá nos ensina que “não existe nenhum ser vivo — nem mesmo um vegetal — que não tenha um anjo da guarda no céu que lhe sacode e diz: ‘Cresça!’”. Esta frase expressa a fé básica do Judaísmo: há uma Providência Divina que envolve tudo, desde os vegetais até o ser humano.

É mais um momento para fortalecer a nossa fé e ligação com nosso Criador. Ao reconhecer que cada acontecimento em nossas vidas é uma parte essencial dos desígnios de D’us, podemos nos afastar dos medos. Já não há mais dúvidas de que não podemos prescindir de D’us. Temos que ser fortes e confiantes; não estamos sós!

Um abraço e Shabat Shalom,
Rabino Dovi

Urgente: Devemos seguir as orientações dos profissionais da saúde de maneira séria e rigorosa. Em nossa Sinagoga, estamos levando isso muito a sério e adotando medidas importantes em relação à higiene, limpeza, etc. Temos álcool gel disponível em todos os ambientes.

P.S. É hora de aumentarmos as orações, e neste Shabat faremos juntos uma oração especial pela crise mundial. Na prédica, transmitiremos mensagens positivas em função desses tempos nebulosos que estamos passando.

Comentários sobre: Pandemia
Não há comentários.