Impresso de ChabadMorumbi.org.br

A festa mais lembrada de 2020

Sexta-feira, 09 Outubro, 2020 - 9:51

Caros amigos,

A história nos ensina que celebrar Sucot sempre foi um desafio para nós, judeus. Em várias épocas, por conta do antissemitismo, comer numa Sucá podia ser uma ameaça à vida. A Mitzvá de fazer a bênção das 4 espécies também envolvia grandes dificuldades, como por exemplo, encontrar um Etrog nas distantes estepes congeladas russas.

Este ano, à sombra da pandemia, temos um outro enorme desafio, que tem a ver com outra Mitzvá de Sucot, não muito conhecida, apesar de muito simples e natural: a Mitzvá de se alegrar. Em nossas fontes, Sucot é chamada de "época da nossa alegria". E o auge da alegria vem agora: Simchat Torá! Mas como ser feliz e festejar, quando nos encontramos em plena tempestade, vivendo uma realidade longe de ser festiva?

Mas é precisamente nesta realidade complicada que temos o poder de receber a luz e a energia mais positivas. Como disse Maimônides, não há maior virtude do que a alegria, quando é mais difícil de alcançá-la. Portanto, anotem: Simchat Torá de 5771 será a festa mais lembrada, no sentido positivo!

Pois são tempos como estes, que exigem que mergulhemos mais profundamente dentro de nós mesmos, para encontrar a alegria interior, a gratidão interior e a fé interior. Ao continuar celebrando as nossas tradições milenares, lembramos que sempre sobrevivemos aos obstáculos. E agora, com a ajuda de D’us, também conseguiremos sobreviver, e com alegria redobrada.

Este ano vamos tomar todas as precauções sanitárias possíveis e recomendadas pelos órgãos competentes. E também vamos sentir e espalhar toda a alegria que Hashem recomendou a todos nós!

Um abraço e Shabat Shalom,
Rabino Dovi

 
Comentários sobre: A festa mais lembrada de 2020
Não há comentários.